A advogada Valentina Jungmann deu início hoje a pré-campanha à presidência da OAB Goiás no interior do estado

A advogada Valentina Jungmann deu início hoje a pré-campanha à presidência da OAB Goiás no interior do estado
Imagem divulgaçao
A advogada Valentina Jungmann começou nesta quinta-feira (01) a série de visitas que dá início a sua pré-campanha à presidência da OAB Goiás no interior do estado. Os trabalhos começaram pela cidade de Formosa. Valentina teve, pela manhã, reuniões com o prefeito da cidade, Gustavo Marques, com os vereadores, procuradores municipais e advogados. Durante as visitas, ela discutiu sobre as necessidades da advocacia, ouviu opiniões de colegas advogados e buscou apoio. À tarde, ela participou de uma reunião virtual com os colegas da advocacia da Subseção de Posse. 
 
Valentina Jungmann é a única mulher na disputa e a primeira pré-candidata mulher da história da OAB Goiás. Nos 80 anos da entidade, apenas homens concorreram ao posto. A advogada é autora do projeto Paridade Já, que mudou as regras eleitorais nas Seccionais da Ordem a partir deste ano. Agora, as chapas precisam ter 50% das vagas para candidaturas de cada gênero ou sexo. O projeto é visto como um grande avanço na luta pela equiparação de gênero dentro da OAB. 
 
Apesar de muitos afirmarem que o “Sistema OAB é presidencialista”, não há uma única advogada Presidente de Seccional no Brasil ou na Diretoria do Conselho Federal. Apesar da competência masculina, o que falta é a tão sonhada “representatividade feminina”. O projeto é tão importante que tem feito inúmeras advogadas lançarem suas pré-candidaturas às presidências das Seccionais da OAB em todo os estados e no Distrito Federal. 
 
Segundo dados do Conselho Federal, as mulheres são a maioria na OAB Goiás: 22.798 advogadas. Além da forte bandeira de equiparação de gênero, Valentina luta também pela inclusão racial e o apoio aos jovens advogados. A eleição da OAB Goiás deve acontecer em novembro deste ano. 
 
Biografia
 
Valentina é mestre e doutora em Direito pela PUC São Paulo, Professora na Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Atualmente é vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE). Foi procuradora do Estado de Goiás por 30 anos. Durante este período, atuou na Procuradoria Judicial do Patrimônio Público e do Meio Ambiente. Coordenou o Centro de Estudos Jurídicos da PGE e exerceu o cargo de presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (APEG), por dois mandatos. Na OAB-GO, Valentina tem vasta experiência e já ocupou o cargo de vice-presidente e diretora-geral da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA).