Governo para todos: Estado investe em aparelhos para alunos com deficiência visual

Governo para todos:  Estado investe em aparelhos para alunos com deficiência visual
Janaína Tavares, de 15 anos. conheceu o cantor Gusttavo Lima, no sábado (23). Aluna da rede estadual de ensino, ela contou ao governador Ronaldo Caiado, durante a entrega dos óculos especiais, que tinha o sonho de conhecer o artista. Neste sábado teve o pedido atendido: “Missão dada é missão cumprida”

O Governo de Goiás investiu, desde 2019, R$ 2.652.000,00 na aquisição de dispositivos de leitura para 156 alunos com deficiência visual das redes estadual e municipal. Cada unidade custou R$ 17 mil. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, e integra o programa Goiás Social, que reúne diversas áreas do governo em prol da superação de carências e uma saída sustentável da pobreza.

Neste sábado (23), uma das beneficiadas realizou outro sonho. Janaína Tavares, de 15 anos, teve o pedido que fez ao governador Ronaldo Caiado, quando da entrega do equipamento, atendido.

Estudante do Colégio Estadual Boa Esperança, de Aparecida de Goiânia, ela recebeu a ferramenta em agosto do ano passado. Na oportunidade outros 50 estudantes também foram beneficiados.  Durante a entrega, a jovem contou ao governador Ronaldo Caiado que tinha o sonho de conhecer o cantor Gusttavo Lima. Caiado levou a jovem ao primeiro show, com presença de público, realizado em Goiânia, no estacionamento do Estádio Serra Dourada, com o arrefecimento da pandemia de Covid-19.

Recebida no camarim do cantor, ela pediu para tocar o rosto de Gusttavo e foi atendida. Janaína disse ainda que o cantor é muito simpático. Agora a expectativa é que o uso do equipamento a auxilie também nas aulas presenciais. “Missão dada é missão cumprida! Dei minha palavra de que ela iria conhecer o Gusttavo Lima. Vejam só que coisa mais linda o encontro dessa jovem, que tem o sonho de ser cantora, com seu ídolo”, disse o governador nas redes sociais ao lembrar que Janaína faz parte dos estudantes que usam o dispositivo de leitura inteligente.

O OrCam MyEye é um equipamento de tecnologia assistiva, entre os mais avançados do mundo, para pessoas cegas, que permite a crianças, adultos e idosos lerem textos impressos ou digitais. O aparelho também faz o reconhecimento de pessoas e objetos, com descrição por áudio. Isso contribui para facilitar a aprendizagem dos alunos cegos, ainda que não dominem o Braille.

“É parte de um programa para trazer o que existe de mais sofisticado. É uma tecnologia israelense, e é impressionante a capacidade desses óculos, que facilitam o dia a dia e a aprendizagem das crianças”, disse Caiado. “Intensificamos a entrega deste tipo de ferramenta, que dá aos pais e alunos uma capacidade enorme de adaptação, ainda nesta fase de evolução cognitiva e neurológica”, reiterou o governador.

Tecnologia e educação

Felipe Santana tem 14 anos e também recebeu o equipamento, ainda em agosto de 2020. Ele é o aluno do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Ayrton Senna, que fica no Jardim Curitiba, região Noroeste de Goiânia.

SEDUC-CEGOS 2

O estudante Felipe Santana tem 14 anos e também recebeu o equipamento. Aluno do CEPMG Ayrton Senna, no Jardim Curitiba, região Noroeste de Goiânia, antes do dispositivo dependia da adaptação do texto para a escrita em Braille

“Ele sempre teve facilidade em compreender Inglês, mas ele tinha uma certa dificuldade com a pronúncia e eu tinha que ditar letrinha por letrinha. E com os óculos, não. O aparelho lê a palavra na pronúncia certinha”, conta Janayna Santana de Lima, mãe do estudante.

Outro ponto destacado se refere à leitura das atividades e dos livros didáticos utilizados em sala de aula. Antes do dispositivo, o jovem dependia da adaptação do texto para a escrita em Braille, o que diversas vezes demandava tempo. “Com óculos, ele acompanha o livro sem ter que esperar essa transcrição e consegue ler o livro em impressão convencional”, destaca a mãe.

Aluno da rede estadual em Rianápolis, na região do Vale do São Patrício, Tayrone Rodrigues recebeu a ferramenta das mãos do governador em setembro deste ano. Emocionado, Caiado lembrou que a tecnologia israelense já beneficiou outros jovens goianos.

SEDUC-CEGOS 3

O governador Ronaldo Caiado ao lado do estudante Tayrone Rodrigues Bueno, de Rianápolis, no Vale do São Patrício, que recebeu um dispositivo portátil de visão artificial OrCam MyEye

“Entregamos dezenas de óculos desses em Goiás. Isso é para que você possa ter um auxílio na sua vida e a continuidade de seus estudos”, garantiu. O garoto agradeceu o presente e disse que “há mais de 14 anos desejava enxergar”. Tayrone arrancou lágrimas do público presente ao cantar como forma de agradecimento. “É uma promessa desejada, esperada, tão chorada”, relatou o menino na canção.

Inclusão

A aquisição do dispositivo OrCam MyEye para o atendimento aos estudantes cegos das escolas públicas integra os investimentos do Governo do Estado na área da inclusão. A secretária da Educação, Fátima Gavioli, destacou o empenho pessoal do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama, Gracinha Caiado. “O que eles me disseram é que onde houver tecnologia que favoreça e promova a inclusão, o Governo de Goiás vai buscar”, afirmou a secretária.

Além do dispositivo de visão artificial, os alunos que utilizam a ferramenta são atendidos pelo Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência (CAP/Cebrav), da Seduc. A instituição é voltada ao atendimento às pessoas cegas e com deficiência visual, além da assessoria remota para professores e profissionais da educação em todo o Estado.