Mesmo imunizadas pessoas podem transmitir a Covid-19, dizem especialistas

Mesmo imunizadas pessoas podem transmitir a Covid-19, dizem especialistas
Imagem divulgaçao

Uma das perguntas mais comuns desde o início da vacinação contra a Covid-19, é se os vacinados podem ser infectados ou mesmo transmitir o vírus. As novas cepas trazem certa incerteza  sobre a eficácia das vacinas, por isso e pelo alto risco de transmissão, por unanimidade, os infectologistas reforçam o uso da máscara e da manutenção dos protocolos sanitários.

O infectologista, Marcelo Daher afirma que em relação as pessoas que já foram vacinadas, a transmissão da doença pode sim acontecer. “Porque todos os trabalhos com as novas vacinas foram feitos para avaliar diminuição de doença, de gravidade, já a avaliação de transmissão ou se as pessoas se infectam ou não isso vem depois. Então, nesse primeiro momento o que a gente sabe é que as pessoas vacinadas adoecem menos, tem a forma menos grave da doença”, explica.

O também infectologista, Boaventura Braz confirma que sim pode haver transmissão mesmo vacinado.  “Tanto a vacina da Coronavac quanto a da Oxford não impede 100% a infecção da pessoa que pode se infectar e pode não adoecer, mas, ela fica com o vírus nas vias respiratórias e pode transmitir sim”, destaca.

Imunidade

Os especialistas explicam que a partir da imunização é criada a imunidade. “A vacinação produz anticorpos que a gente chama de anticorpo neutralizantes e esses anticorpos são os que vão dar proteção. Até o momento de um modo geral, quem tomou as duas doses  não tem risco da doença grave”, diz Boaventura.

Os médicos reforçam que os efeitos colaterais  são leves. “Efeitos colaterais é menos de 5%,  e são coisas transitórias, mal estar ou um pouco de dor local nada muito intenso, são efeitos leves. E mesmo depois da vacinação as pessoas devem continuar a se proteger, porque o vírus ainda está em transmissão”, disse Marcelo Daher.

Ambos infectologistas destacam o uso da máscara como essencial mesmo para que aquelas pessoas que já estão vacinadas. “Enquanto estivermos na pandemia nós temos que considerar normal o uso da máscara em ambientes coletivos”.

 

Fonte Jornal Opçao