Série goiana Vila Mariote é disponibilizada na plataforma Prime Video

Série goiana Vila Mariote é disponibilizada na plataforma Prime Video
Imagem divulgaçao
Goiânia - A série infanto-juvenil Vila Mariote está disponível no Brasil pela plataforma de streaming da Amazon, Prime Video. A produção goiana é da Balaio Produções Culturais com coprodução da Fractal Filmes e tem direção de Hélio Fróes e Rô Cerqueira. Trata-se de uma minissérie de cinco episódios, cada um com 26 minutos, em que bonecos animados por atores abordam assuntos como medo, bullying, afirmação feminina, violência urbana e desigualdade social.

A produção contou com equipe goiana formada por mais de 30 profissionais e foi filmada nos bairros Pedro Ludovico, Parque das Laranjeiras e Setor Sul, em Goiânia. O projeto contou ainda com a parceria da Oficina Cultural Geppetto e da Cia de Teatro Nu Escuro, que, segundo os produtores, são referências nacionais em construção e manipulação de bonecos. A criação e concepção dos bonecos teve a direção da atriz e bonequeira, Izabela Nascente, com participação de outros artistas da capital.
 
A série Vila Mariote foi desenvolvida contando com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), via Agência Nacional de Cinema (Ancine) e do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC), via Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult-GO). A distribuição e comercialização é feita pela Elo Company (SP).
 
Vila Mariote
De acordo com sua sinopse, a série apresenta "um mistério assombra um bairro da Vila Mariote: pessoas estão aparecendo congeladas de medo". As personagens Elza e Clara são as responsáveis por tentar desvendar o mistério, enquanto parte dos moradores da vila acredita que um monstro assombra o local e querem destruí-lo.

Segundo os produtores, a
 proposta buscou incluir os personagens, os bonecos, em locações reais, cotidianas de uma cidade, buscando uma estética lúdica e divertida de interação. A série permite o encontro do real com o imaginário por meio dos bonecos animados. Retratada pelas ruas de bairros da cidade, Goiânia é então cenário para a ficcional Vila Mariote.
 
A direção
Este é o quarto trabalho seguido dos diretores Hélio Fróes e Rô Cerqueira em parceria com a Balaio Produções. Eles roteirizaram e dirigiram o curta-metragem O Tamanho da Pedra, premiado em três categorias principais na mostra ABD, da Associação Brasileira de Documentaristas -Sessão Goiás, no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) de 2020. O filme circulou em mais de 20 festivais brasileiros.

A dupla ainda atuou na curadoria e coordenação Geral da exposição de artes integradas "Silhueta Cesare" e desenvolveu pesquisa sobre os então 25 anos da Quasar Cia de Dança para o projeto que resultou em um catálogo: "Um corpo celeste em movimento". O time conta ainda com mais um projeto de série para TV aprovado para produção, com previsão para gravações em 2022: "Onde se esconde no mundo do conde".  

 

Fonte A REDAÇAO GOIANIA